Quais são as invenções que prosperarão no futuro?
A tecnologia está em constante desenvolvimento buscando sempre preencher a enorme demanda do consumidor. No entanto, há uma chance de grandes saltos que podem alterar a maneira como as coisas funcionam atualmente e ajudar muitas pessoas a ter prosperidade para a próxima geração.
Robôs autônomos
Os robôs estão aprendendo a se virar sozinhos em seu ambiente físico. Os robôs podem pegar uma peça na linha de montagem, com uma precisão surpreendente se estiverem no lugar certo e na forma correta. Se houver um erro na programação ou na posição, os robôs não conseguirão manipular nenhum dos objetos.
Porém, já existem muitas iniciativas que estão em processo de desenvolvimento para que os robôs possam manusear objetos sem a necessidade de um programa específico para isso.
Baterias de lítio
A empresa Quantumscape, está construindo juntamente com a VW uma bateria de metal de lítio de estado sólido para produção em massa nos próximos anos. Este tipo de bateria terá muitas vantagens sobre as baterias de íons de lítio. Ela teria primeiro o dobro de sua capacidade energética de baterias existentes para carregar mais rápido. Não há limitações de temperatura e a bateria poderia operar sem perder energia em qualquer clima. Além disso, as baterias não serão capazes de pegar fogo.
Apanhador de dióxido de carbono
Devido à emissão de dióxido de carbono, a Terra está sofrendo consequências irreversíveis. Mesmo que possamos reduzir a emissão de dióxido de carbono, os efeitos de aquecimento dos gases de efeito estufa podem continuar por muito tempo.
O painel sobre mudanças climáticas das Nações Unidas diz que o mundo deve remover até 1 trilhão de toneladas de emissões de dióxido de carbono de nossa atmosfera até o final deste século.
A empresa Carbon Engineering, planeja aumentar o tamanho de sua planta piloto para aumentar a produção de seus combustíveis feitos de materiais sintéticos feitos de dióxido de carbono como um ingrediente importante.
A planta de Captura Direta de Ar da Climeworks localizada na Itália criará metano usando o dióxido de carbono que é capturado e também hidrogênio e uma segunda instalação localizada na Suíça comercializará dióxido de carbono na indústria de refrigerantes.
Energia nuclear
Em 2017, o carvão foi responsável por 38% da energia mundial. É por isso que a energia nuclear é importante para termos uma energia limpa e verde. A energia nuclear é ambientalmente sustentável desde que esteja operando de maneira segura.
De fato, alguns países europeus estão fechando as usinas nucleares. Eles estão sendo examinados em diferentes locais devido à sua confiabilidade. O futuro está definido para ser pequenos reatores nucleares em comparação com os maiores no futuro próximo. Isso será mais econômico e mais seguro do que os reatores maiores e mais antigos ainda existentes.
Saneamento sem esgoto
Em todo o mundo, cerca de 3 bilhões de pessoas não têm saneamento adequado. Instalações sanitárias insuficientes permitem que as pessoas despejam as fezes em córregos e lagoas próximas, que espalham vírus, bactérias e parasitas que podem causar diarréia, cólera, entre outras doenças. A diarreia é responsável por uma em cada nove mortes de crianças no mundo. Banheiros auto suficientes podem funcionar sem esgoto e podem tratar qualquer resíduo deixado diretamente no local.
Assistentes de IA
Atualmente, estamos familiarizados com assistentes de IA, como Alexa, IBM, Google Assistant, Siri e outros. Mas eles ainda são, no entanto, muito primitivos. Há muito trabalho sendo feito para descobrir novas técnicas para identificar conexões semânticas entre palavras, o que está tornando as máquinas mais hábeis em entender a linguagem natural.
Em alguns anos, e pode ser dentro de uma década, poderemos ver assistentes de IA assumindo os papéis de babá, professor, ou até mesmo sendo o seu melhor amigo.