|

10 Curiosidades sobre o planeta Terra que você não sabia

Investigar e estudar fatos novos não é prazeroso apenas para você. Ao longo da história da humanidade, milhões de fatos novos nos fazem refletir e pensar sobre o porquê de acontecimentos não terem uma explicação óbvia.

Separamos aqui algumas coisas curiosas e que de fato ninguém imagina que estejam relacionados ao nosso planeta, e que você vai ficar um pouco surpreso e até se perguntar como isso existe, mas não tem nenhuma explicação maior!

1 – Distância do sol

Distância entre a Terra e o Sol – Imagem: VADIM SADOVSKI/SHUTTERSTOCK

Atualmente a Terra é o terceiro planeta que está mais próximo do Sol. Em medidas aproximadas, o Sol tem uma distância de 149,6, milhões km em relação ao planeta Terra.

É importante lembrar que a medição desta distância nem sempre foi uma tarefa fácil, pois a história da medição da distância entre Terra e Sol só prova o quanto de conhecimento vem sendo construído graças às várias mentes brilhantes que surgiram ao longo do tempo dentro da ciência.

2 – A terra realizar quatorze movimentos

O Planeta Terra é capaz de realizar 14 movimentos. Os movimentos principais são: gira através do eixo polar (rotação), movimento ao redor do sol (translação), ao redor da órbita terrestre (deslocamento do periélio) e em relação a faixa das estrelas (obliquidade da eclíptica).

Tem também os movimentos:

  • Nutação
  • Variação da excentricidade da órbita
  • Translação junto com a galáxia
  • Movimento de centro de massa Terra-Lua
  • Movimento em torno do centro de massa do Sistema Solar
  • Helicoidal
  • Movimento das Marés
  • Perturbações Planetárias
  • Rotação junto com a galáxia
  • Precessão

4 – Temperatura média

Temperatura média da Terra – Imagem: NASA Goddard’s Scientific Visualization Studio

A temperatura média do planeta é de 14,05°C. Alguns países são mais quentes e podem aumentar essa média, como o Nordeste e Norte do Brasil, Paraguai e países africanos, por exemplo.

3 – 73% do Planeta coberto de água

Sim, apesar de termos continentes como a África, Ásia e América e que são gigantes, a maior parte do nosso planeta não é composta por Terra e sim de água. Oceanos e mares tomam 73% do nosso planeta, e por isso a Terra é chamado de “Planeta Azul”.

5 – Por que a Terra tem estações?

Temos estações devido a inclinação da Terra. Por conta disso, os raios solares são mais fortes no hemisfério sul durante dezembro e março, e na América do Sul temos o verão nesse período do ano. Já a Europa e América do Norte, durante este mesmo período serão atingidos por massas polares intensas.

6 – Quanto a Terra está poluída hoje?

Terra poluída – Imagem: freepik / macrovector

Todos os dias a Terra recebe de 100 a 300 toneladas de poeira cósmica, que penetram na atmosfera do nosso planeta e interfere na qualidade do ar que respiramos.

7 – Terremotos

Estamos seguros (por enquanto) aqui no Brasil em relação aos terremotos. O mesmo não acontece em países de primeiro mundo como os Estados Unidos, Austrália e Japão, que sofrem com essas catástrofes a cada 2 minutos.

8 – Extinção da Terra

Terra em extinção – Imagem: Reprodução / noticiasaominuto

Recentemente, cientistas elaboraram um estudo nomeado como “A relação entre a magnitude de extinção e a mudança climática durante grandes crises entre animais marinhos e terrestres”, sendo elaborado por vários cientistas de todo o mundo, tomando com base outras extinções que já ocorreram no planeta Terra.

O autor do estudo, Kunio Kaiho, diz que há uma relação entre a biodiversidade da Terra e a temperatura da superfície terrestre, onde grandes mudanças podem acarretar na extinção de muitas espécies.

A questão é tão crítica, que só um desvio na temperatura de 7º C ou positivo de 9º C já basta para o nosso planeta entrar em fase de extinção em massa.

Mas será que isso pode acontecer? O estudo indica que esse tipo de extinção deve acontecer por volta do ano 2.500, causada por um aumento de 5,2 ºC, embora o autor do estudo acredite que o aumento pode ser ainda maior.

9 – Explicação dos eclipses

Eclipse da Terra – Imagem: Pexels

Eclipses solares são raros na Terra, mas quando acontecem chamam a atenção de milhões ao redor do nosso globo. Esse efeito acontece por que a Luz é 400 vezes menor que o sol, se encontrando a mais de 400 vezes mais longe de nós. Isso faz com que os dois astros se aproximem e formem os eclipses.

10 –  Estamos ficando mais rápidos?

Segundo especialistas, a terra está girando mais depressa e, em 29 de julho, o nosso planeta realizou a sua rotação em menos de 24 horas.

Esse dia marcou o fato da Terra ter quebrado o seu próprio recorde de dia mais curto que se tem registrado até o momento. A sua volta completa foi feita com 1,59 milissegundos a menos.

Veja também:

Inteligência Artificial: O que uma máquina precisa para ser considerada viva?

Posts Similares