As 5 melhores dicas de CSS para leigos

Antes do CSS se tornar popular, o mundo da internet era desprovido de estilo real e qualquer pessoa que quisesse adicionar brilho e glamour ao seu projeto tinha que passar por uma imensa provação chamada HTML.

Código CSS – Imagem: Pexels

Com o surgimento do CSS, tornou-se extremamente fácil estilizar os sites de acordo com as preferências de seus proprietários. O CSS funciona junto com o HTML e cuida do estilo do site, deixando sua estrutura e conteúdo para o próprio HTML.

Este código é extremamente popular porque é fácil de entender e não tem uma curva de aprendizado íngreme. Para todos os iniciantes que começaram a usar essa linguagem, aqui estão algumas dicas muito importantes que o ajudarão em sua jornada como desenvolvedor de CSS.

1 – Mantenha o código curto

Ao escrever códigos CSS, é importante mantê-los o mais curtos possível. Isso ocorre porque quanto mais curtos forem seus códigos, mais fácil será para você alterá-los. Quanto mais longos os códigos, mais tempo você levará para encontrar o local onde deseja fazer alterações ou edições.

Por exemplo, ao configurar o plano de fundo do seu site, não há necessidade de escrever três linhas de código para decidir a cor do plano de fundo, a imagem do plano de fundo e a posição do plano de fundo. Em vez disso, você pode escrever o código em uma linha começando com ‘background:’ e depois mencionando a cor, a imagem e a posição na mesma linha.

2 – Escreva comentários para explicar tudo

Às vezes, você escreverá códigos CSS com uma ideia específica em mente, mas não entenderá por que escreveu o código ao examiná-lo alguns dias depois. Adicionar comentários que expliquem sua ideia e expliquem o que o código significa seria benéfico para referências futuras.

Ele também irá ajudá-lo a fazer com que seus códigos sejam verificados por profissionais de CSS que achariam fácil solucionar problemas com todos os comentários no lugar. É muito simples adicionar comentários em CSS. Você pode iniciar um comentário com ‘/*’ e pode fechá-lo com */’.

3 – Traga consistência em sua escrita

Muitos iniciantes cometem o erro de mudar seu estilo de vez em quando e, como resultado, dificultam as coisas para si mesmos. Se você continuar alterando a maneira como nomeia atalhos, classes e IDs, será difícil fazer edições em aspectos que você codificou anteriormente.

É por isso que é importante desenvolver um código para nomear as classes e os IDs para que haja um nível de consistência em seus códigos. Por exemplo, você pode adicionar traços ao nomear classes e usar sublinhado ao nomear IDs e as coisas se tornarão fáceis para você a partir daí.

4 – Torne seu código legível

Código fácil de ler – Imagem: Pexels

A maioria dos iniciantes estão tão preocupados em acertar o código que não dão nenhuma importância à estrutura e apenas escrevem de maneira aleatória. Isso realmente complica as coisas e quando eles precisam editar o código, eles são enganados pela má estruturação.

É importante que você entenda que, se seu CSS não for legível, você não poderá fazer alterações quando necessário com rapidez suficiente. Portanto, você deve tentar o seu melhor para estruturar seu código desde o primeiro dia.

Se você achar melhor que todos os estilos estejam presentes em uma única linha, então você deve colocá-los todos em uma linha. Se você achar melhor dar a cada estilo uma linha diferente, então você deve seguir essa convenção pelo resto de sua vida.

5 – Use ‘!Important’ corretamente

Marcar qualquer estilo como ‘!Important’ garantiria que esse estilo teria precedência se houver outro estilo para o mesmo segmento posteriormente no código. Isso pode ser bem aproveitado se você continuar contradizendo demais seu código.

Veja também:

10 dicas de segurança cibernética que todos devem conhecer

Quais as melhores faculdades na área de tecnologia do Brasil

Como é feita a criação de um personagem digital

Posts Similares